Aqui você encontra meus trabalhos durante a universidade enquanto estudante e também profissionais

Edição 62 Revista CDM laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR

A reportagem "Tá focando, meninas?", da Revista CDM (páginas 74 a 77), analisa o impacto dos influenciadores digitais no mercado publicitário curitibano. O texto destaca como as publis se tornaram essenciais para marcas locais, impulsionando vendas e engajamento.

Trazendo o exemplo da influencer Ana Paula Demetrio, a matéria aborda o crescimento do marketing de influência na cidade e o aumento dos investimentos no setor. Também destaca a relação entre marcas e criadores de conteúdo, reforçando como os consumidores associam produtos aos influenciadores que os promovem.

Edição 61 da Revista CDM laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR

A reportagem "Curitiba para vestir" destaca o crescimento das marcas autorais e sustentáveis na capital paranaense. Os curitibanos buscam um vestuário ecológico, exclusivo e artesanal, impulsionando a produção local e a economia circular.

A matéria aborda o impacto histórico, cultural e socioeconômico da moda na cidade, além dos desafios para novos empreendedores, como burocracia e falta de incentivo financeiro. Também destaca o crescimento dos brechós, com foco na moda sustentável, e apresenta o Dig For Fashion, um dos mais populares, gerido apenas por mulheres.

O conteúdo reafirma Curitiba como um polo inovador na moda consciente.

Essa reportagem está publicada nas páginas 28-33 da Revista CDM.

Edição 333 do jornal laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR

A Câmara dos Deputados rejeitou a PEC 05/2021, que propunha mudanças na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ampliando o número de membros e permitindo maior interferência do Poder Legislativo. Especialistas e membros do Ministério Público alertaram que a PEC comprometia a independência do órgão, dificultando a fiscalização dos poderes públicos e prejudicando investigações, especialmente de crimes do colarinho branco. A proposta foi alvo de mobilizações nacionais contrárias e considerada uma tentativa de enfraquecer o Ministério Público. Além dessa PEC, outros projetos semelhantes já foram rejeitados anteriormente pelo Congresso.

Essa reportagem encontra-se na página 6 da edição 333 do jornal laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR.

TCC- A Representação de Corpos não Hegemônicos na Revista Vogue Brasil

"A Representação de Corpos Não Hegemônicos na Revista Vogue Brasil" foi o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo, no qual obtive nota 9. A pesquisa propôs uma análise crítica sobre como a Vogue Brasil, uma das principais revistas de moda do país, tem representado — ou negligenciado — corpos que fogem dos padrões hegemônicos de beleza. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, que envolve comunicação, cultura e estudos de gênero, o trabalho discute os limites e avanços da diversidade corporal na mídia de moda, especialmente em um cenário marcado por transformações sociais e pressões do mercado.

Mães Solo

Projeto desenvolvido por estudantes do curso de Jornalismo da PUCPR, na disciplina de Projeto IV. Movidos pela causa e pelos desafios enfrentados por mães solo no Brasil, o projeto teve como objetivo informar, conscientizar e fortalecer essa comunidade, abordando seus direitos, realidades e redes de apoio.

A principal proposta é o podcast “Mães Solo”, uma mídia voltada inteiramente para a comunidade, composta por dois episódios, cada um explorando diferentes aspectos da vivência dessas mulheres. Nos episódios, o público encontra informações claras sobre direitos, caminhos para obter ajuda e apoio, além de conhecer histórias reais e inspiradoras de mães solo, contadas por elas mesmas.

Matéria- Graffitis políticos compõem debate eleitoral silencioso

Além de quebrar a monotonia cinza dos centros urbanos, com  cores vibrantes, a intervenção urbana também se consolidou como uma forma direta de expressão política

O graffiti é uma postura instantânea e marginal de estabelecer relações entre privado e o público, entre o cotidiano e a política. Pode ser entendido como uma marca política e simbólica, uma forma de expressão popular que critica a ordem imposta pelo Estado e pelas classes dominant...

Matéria- Cães contribuem para a realidade dos catadores de lixo de Curitiba

A reportagem "Cães contribuem para a realidade dos catadores de lixo de Curitiba" aborda a relação entre catadores de materiais recicláveis e seus cães, que além de serem companheiros no dia a dia, desempenham um papel fundamental na segurança e no apoio emocional desses trabalhadores. A matéria explora os desafios enfrentados pelos catadores e como os animais impactam positivamente suas rotinas.

Essa reportagem foi destaque na edição impressa do jornal laboratorial Comunicare, do curso de Jornalismo da PUCPR, ganhando a capa do jornal físico devido ao olhar sensível sobre a temática.

Matéria- Falta de educação sexual para crianças e adolescentes aumenta risco de abuso e IST´s

Vítimas de abuso sexual infantil e, também, de IST pedem por uma educação sexual mais aprofundada na grade escolar

Stories de Wesley Safadão  viralizaram após acusações de abuso infantil, revelando a importância da educação sexual no ambiente escolar voltada para, além da parte biológica, a porção social.
No vídeo postado pelo cantor, o pastor André Vitor, amigo da família de Wesley, surge por trás de u...

Matéria- Protestos em grandes eventos esportivos reacendem debate sobre sexualização de uniformes femininos

Especialistas comentam sobre como a falta de voz ativa feminina nas lideranças dos comitês esportivos reflete nos uniformes das atletas
 
Manifestações em campeonatos internacionais provocam discussões sobre a inadequação de roupas usadas por mulheres na prática de esportes profissionais. Especialistas consultados pela reportagem dizem que a falta de representatividade no comando de entidades esportivas é uma das razões...

Revista de Moda

A QVibe Brasil é uma revista de moda criada pelos alunos da PUCPR como parte da disciplina Projeto V – Narrativa Documental. Nesta primeira edição, exploramos a Moda Queer (ou moda agênero), destacando sua importância para a representatividade e expressão de identidade.

A estrela da edição é Kawa, modelo não binário que protagoniza um editorial poderoso e autêntico. Além disso, a revista traz matérias que aprofundam a relação da moda agênero com a história, a música e grandes marcas, mostrando como esse movimento vem transformando a indústria e desafiando padrões.

Revista de Moda (versão capa P&B)

A QVibe Brasil é uma revista de moda desenvolvida pelos alunos da PUCPR para a disciplina Projeto V – Narrativa Documental. Em sua primeira edição, com uma estética marcante em preto e branco, a publicação mergulha no universo da Moda Queer (ou moda agênero), explorando sua relevância e impacto na sociedade.

A grande estrela desta edição é Kawa, modelo não binárie que protagoniza um editorial autêntico e inspirador. Além disso, a revista traz reportagens que analisam a moda agênero ao longo da história, sua influência na música e sua presença no mercado fashion.

Com um olhar contemporâneo e inclusivo, a QVibe Brasil celebra a liberdade de expressão na moda e reforça sua importância para a representatividade.